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Já foi designado uma das sete maravilhas mundo moderno. Um século após a sua inauguração, o Canal do Panamá continua a ser um atalho vital para o comércio global, contudo, atualmente, quase metade dos navios de carga do mundo são demasiado grandes para navegarem no canal.
Este ano, o projeto de remodelação da MWH Global vai mudar esse cenário.
UM
PROJETO
MONUMENTAL
Em 2009, a empresa de engenharia MWH Global iniciou um dos mais ambiciosos e avultados projetos de construção do mundo: a expansão do Canal do Panamá.
O novo projeto praticamente triplicará a capacidade de navegação dos navios. Trata-se de um avanço prodigioso. O megaprojeto de 6 mil milhões de dólares, com inauguração prevista para este ano, utiliza o equivalente a 26 Torres Eiffel em aço, bem como betão suficiente para construir o horizonte de uma grande cidade, 190 000 toneladas.
Perguntas comuns
O que é o Canal do Panamá?
É uma passagem de 77 quilómetros que liga os oceanos Atlântico e Pacífico
Por que motivo foi construído o Canal do Panamá?
Para se poder transportar mercadorias entre as duas linhas costeiras de forma rápida, económica e segura
Quem construiu o Canal do Panamá?
Após uma primeira tentativa da França em finais do século XIX, os Estados Unidos procederam à construção entre 1904-1914
1,8 MIL MILHÕES DE DÓLARES
MONTANTE COBRADO EM PORTAGENS ANUALMENTE
140
NÚMERO DE ROTAS COMERCIAIS ABRANGIDAS
MAIS DE 1 MILHÃO
NÚMERO DE NAVIOS QUE FIZERAM A TRAVESSIA DESDE A INAUGURAÇÃO
8-10 HORAS
O NÚMERO DE HORAS NECESSÁRIAS PARA A TRAVESSIA
0 DESAFIO
O Canal do Panamá ergue-se a 85 pés acima do nível do mar. Tem aproximadamente nove andares de altura.
Para atravessar o canal, o navio entra numa eclusa, algo como um elevador enorme para barcos. Quando o navio entra na eclusa, é bombeada água do lago artificial, provocando o aumento do nível da água e a subida do navio. Depois, a embarcação navega pelo canal, sendo baixada para o nível original pelas eclusas situadas no outro lado.
Será um triunfo da engenharia e construção elevar e guiar os navios gigantes de hoje em dia, com mais de 1000 pés de comprimento e 40 pés de altura, na travessia do canal e de volta ao oceano, sem danificar as áreas circundantes. A MWH Global enfrentou o desafio.
PACÍFICO
LAGO GATUN
26 m/85 ft
ATLÂNTICO
O PROJETO
Expandir os canais existentes:
Alargar 21,3 m/70 ft
Aprofundar 5,4 m/18 ft
Alongar 121 m / 400 ft
Criar um novo canal, com três novas câmaras de eclusas em cada lado
Aumentar o nível de funcionamento máximo do Lago Gatun, a principal fonte de água das eclusas
Quantos engenheiros são precisos para modificar um canal? Mais de 400, todos sob pressão para se anteciparem à construção.
MAIS DE 400
ENGENHEIROS NO PROJETO
3,5 MIL MILHÕES
PÉS CÚBICOS DE SOLO ESCAVADO
8-10 ANDARES
ALTURA DE CADA ECLUSA
60 PÉS
PROFUNDIDADE DOS CANAIS
"O desafio mais complicado era cumprir os requisitos elevados de desempenho do projeto. Trata-se do Canal do Panamá. Não nos podíamos dar ao luxo de cometer erros. E a contrarrelógio."
— Mike Newbery, Líder de projeto, MWH Global
UM FUTURO MAIS SUSTENTÁVEL
Seria possível um projeto dessa envergadura ser também minimalista?
Teria de ser. O Lago Gatun não ajuda apenas ao funcionamento das eclusas, é também uma das principais fontes de água potável do Panamá. Com o consumo enorme de água doce pelo canal, a MWH Global viu-se obrigada a descobrir uma forma de expandir a passagem, o que implicava um aumento significativo no consumo de água, quando o objetivo era precisamente usar... Menos água.
Como conseguiram fazê-lo?
Instalando três novas bacias de armazenamento de água, as maiores do mundo, a MWH Global conseguirá:
FAZ TODA
A DIFERENÇA?
Quando foi inicialmente construído, o Canal do Panamá mudou o mundo do comércio. Graças à MWH Global, vai fazê-lo novamente.