GESTÃO DE CONTAS PARA ADMINISTRADORES

Configurar o Autodesk Flex


O Autodesk Flex permite que os seus utilizadores ocasionais utilizem tokens para aceder a qualquer produto disponível com a opção Flex durante períodos de 24 horas de cada vez. Depois de comprar tokens Flex, pode atribuir utilizadores e especificar os produtos a que podem aceder. Para obter uma descrição geral, consulte Autodesk Flex.

 

Importante: para evitarem que lhes seja cobrado tempo de inatividade, os utilizadores devem terminar sessão ou fechar os produtos quando não estiverem a ser utilizados.

 

Três passos para começar a utilizar a opção Flex (vídeo: 2:44 min)

Vídeo: Vídeo de diretor técnico para o Autodesk Flex.

Siga estes passos para configurar a opção Flex e convidar os seus utilizadores ocasionais a acederem aos produtos Autodesk disponíveis com a opção Flex.


Atribuir utilizadores com a opção Flex

  1. Compre tokens Flex. Consulte Comprar tokens.

  2. Inicie sessão na Autodesk Account, em manage.autodesk.com, e clique em Gestão de utilizadores > Por produto.

  3. Selecione Flex e clique em Atribuir utilizadores.

  4. Escolha uma das seguintes opções, consoante esteja a atribuir um utilizador existente ou a convidar um novo utilizador. 

    • Utilizadores existentes: comece a escrever o nome. Selecione o utilizador existente na lista quando for apresentado. Consulte Adicionar e remover utilizadores.

    • Novos utilizadores: introduza o nome completo seguido de um endereço de e-mail entre parênteses angulares (por exemplo, João Silva <joao.silva@email.com>).

    Nota: se não tiverem uma conta Autodesk, será pedido aos novos utilizadores que criem uma. Se um novo utilizador não aceitar um convite num prazo de sete dias, tem de voltar a enviá-lo.

  5. Veja os seus relatórios de utilização da opção Flex. Consulte Obter informações sobre a utilização da opção Flex


Gerir o acesso de utilizadores individuais aos produtos

Pode especificar os produtos que se encontram disponíveis para os seus utilizadores ocasionais com a opção Flex.

  1. Inicie sessão na Autodesk Account, em manage.autodesk.com, e clique em Gestão de utilizadores > Por produto.

  2. Na lista de produtos, selecione Flex. 

  3. Em Utilizadores atribuídos, selecione o utilizador que pretende gerir para apresentar uma lista de produtos e serviços.

  4. Selecione os produtos e serviços que pretende atribuir ou desmarque todos aqueles cuja atribuição pretende anular. 

    Nota: se forem selecionados todos os produtos (ou seja, se nenhum produto for desmarcado), quando a Autodesk adicionar novos produtos à opção Flex, os novos produtos vão estar automaticamente acessíveis. Deve anular a atribuição de forma proativa se não pretender disponibilizar acesso automático aos novos produtos.

  5. Clique em Guardar alterações. 

Os utilizadores recebem um e-mail com a notificação de que têm acesso a produtos atribuídos individualmente. Se utilizar a opção Importar para atribuir, não serão enviadas notificações por e-mail.


Gerir atribuições predefinidas para a opção Flex

Em alternativa à gestão individual do acesso aos produtos, pode configurar o acesso predefinido a todos ou a alguns produtos que incluem a opção Flex para utilizadores novos e existentes. Quando as atribuições predefinidas estão ativadas, todos os utilizadores com a opção Flex têm acesso ao mesmo conjunto de produtos selecionados.

 

  1. Inicie sessão na Autodesk Account, em manage.autodesk.com, e clique em Gestão de utilizadores > Por utilizador.

  2. Clique no ícone de engrenagem Definições da equipa na parte superior direita.

  3. Em Gestão de utilizadores > Atribuições predefinidas, clique em Configurar atribuições predefinidas.

  4. Na caixa de diálogo Gerir atribuições predefinidas, clique em Flex.

  5. Selecione os produtos aos quais pretende atribuir acesso predefinido.

    Nota: quando a Autodesk adiciona novos produtos à modalidade Flex, os novos produtos não ficam automaticamente acessíveis aos utilizadores com atribuições predefinidas. Pode editar a lista de atribuições predefinidas para atribuir acesso aos novos produtos.

  6. Clique em Guardar alterações. As atribuições predefinidas estão agora ativas.

 

Não são enviadas notificações por e-mail aos utilizadores relativamente a alterações efetuadas nas atribuições predefinidas.

 

Nota: se pretender desativar as atribuições predefinidas mais tarde, desmarque todos os produtos na janela Gerir atribuições predefinidas.

 

Prioridade da subscrição e da versão experimental

 

Quando um utilizador está atribuído não só a uma subscrição de utilizador único como a tokens Flex, os tokens não são utilizados. Por exemplo, se atribuir uma subscrição do AutoCAD, o utilizador em questão não consumirá tokens para o AutoCAD.

Do mesmo modo, os utilizadores abrangidos por um período de versão experimental não consomem tokens para esse produto. Dê indicações aos utilizadores para ignorarem a mensagem segundo a qual a versão experimental está a expirar. Uma vez terminado o período de versão experimental, começam a utilizar tokens.

 

Nota: a prioridade da subscrição e da versão experimental só se aplica se for utilizado o mesmo ID Autodesk para a autenticação do início de sessão.


Comprar tokens Flex adicionais

Quando compra tokens adicionais, estes são adicionados ao saldo de tokens da sua equipa. Os tokens de cada compra Flex são válidos durante um ano a partir da data de compra, sendo os tokens mais antigos consumidos primeiro. Isto garante que terá mais tempo para utilizar os seus tokens.

 

Se é responsável pela gestão de várias equipas, verifique se a compra Flex foi adicionada à equipa correta. Caso contrário, pode movê-la para outra equipa que seja gerida por si na Autodesk Account. Consulte Tokens Flex e equipas.

 

Instalação e início de sessão para o utilizador ocasional

 

Os seus utilizadores de tokens Flex podem transferir e instalar produtos.

  1. Inicie sessão na Autodesk Account, em manage.autodesk.com, e clique em Todos os produtos e serviços.

  1. Na lista de nomes de produtos, selecione Flex. Clique em Ver itens.

 

Não é necessário reinstalar se mudar da modalidade Flex para uma licença de subscrição de utilizador único ou se já tiver uma versão suportada instalada de uma subscrição ou versão experimental anterior.


Perguntas frequentes

Qual é a diferença entre uma subscrição de utilizador único e a modalidade Flex?

Tanto as subscrições de utilizador único como a modalidade Flex são formas de acesso de utilizador designado. As subscrições de utilizador único são subscrições dedicadas, atribuídas para serem utilizadas apenas por um utilizador designado de cada vez. São mais adequadas para utilizadores que acedem aos produtos com frequência. Por outro lado, a modalidade Flex não é uma subscrição dedicada. Destina-se a ser partilhada por um número ilimitado de utilizadores, que acedem aos produtos mediante o "pagamento" de uma taxa diária ditada pelo consumo de tokens. A modalidade Flex é mais adequada para casos de utilização ocasional dos produtos.

Como posso saber quais serão os tokens Flex consumidos depois de a minha equipa fazer uma nova compra?

Apesar de cada compra Flex resultar num ou mais pacotes de tokens Flex novos, os tokens de cada compra são adicionados ao saldo de tokens único da equipa. À medida que a sua equipa acede aos produtos, os tokens do pacote de tokens Flex com a data de fim mais próxima são consumidos primeiro, para que beneficie do período de utilização mais longo de cada pacote de tokens Flex antes que o mesmo expire. Além disso, se a sua equipa tiver vários pacotes de tokens Flex com a mesma data de fim, a opção Flex consume os tokens dos pacotes mais pequenos primeiro. Por exemplo, a opção Flex consumirá os tokens de um pacote de 500 antes de consumir os tokens de um pacote de 5000. Isto assegura que os tokens pelos quais pagou um preço mais alto são consumidos antes dos tokens de pacotes com desconto.

Devo fechar um produto quando não estou a utilizá-lo? O que acontece se me esquecer de fechar um produto antes de sair para o fim de semana?

Sim, feche os produtos que não estiver a utilizar para evitar cobranças de tokens adicionais. Os tokens são cobrados uma vez a cada 24 horas, mesmo que não esteja a utilizar ativamente o produto. É importante ter isto em mente para evitar cobranças excessivas.

Como utilizador, como posso saber se estou a ficar com poucos tokens disponíveis?

Quando inicia sessão num produto, o Flex confirma se a equipa tem tokens suficientes para cumprir a taxa diária da nova sessão do produto. Se o saldo de tokens não for suficiente, o Flex envia-lhe uma notificação por mensagem. Não poderá executar o produto até a sua equipa dispor de tokens suficientes. Nota: irá receber esta mensagem se o saldo da equipa for inferior à taxa diária de tokens do produto que está a tentar executar, se o saldo da equipa for zero ou se a subscrição do Flex tiver atingido a data de expiração de 12 meses.

O que acontece se pertencer a duas equipas que têm a opção Flex?

Quando abre um produto e inicia sessão, não é possível especificar a equipa que deve ser utilizada para o consumo dos tokens. Neste caso, a Autodesk escolhe a equipa.

Se a minha equipa já tinha um plano Premium antes de comprar o Flex, continuamos a usufruir das mesmas vantagens do plano com o Flex?

Sim, quando a sua equipa obtém o Flex, os utilizadores com a opção Flex herdam o plano e as vantagens das subscrições de utilizador único já existentes nessa equipa.

Se iniciar sessão num produto por engano e terminar sessão imediatamente a seguir, serão cobrados tokens?

Não serão cobrados tokens se iniciar sessão e sair no espaço de cinco minutos.

Os tokens expiram? Posso prorrogar a validade dos mesmos?

Cada pacote de tokens Flex é válido por um ano a partir da data de compra. Se um pacote de tokens Flex atingir a respetiva data de fim com um saldo de tokens positivo, os tokens restantes expiram. A validade dos tokens de subscrições expiradas não pode ser prorrogada e não é feito qualquer reembolso dos tokens expirados não utilizados.

Sei que só incorro numa única cobrança de utilização para cada produto durante um período de 24 horas (independentemente do número de vezes que o mesmo é aberto e fechado), mas o que acontece se viajar para um fuso horário diferente no decorrer dessas 24 horas? Aumentei ou diminuí o número de horas antes de ser feita uma segunda cobrança?

A alteração de fusos horários não exerce qualquer efeito sobre o período de 24 horas. Uma vez que esse período começa quando inicia sessão no produto, não incorrerá noutra cobrança durante 24 horas a partir dessa hora de início, independentemente do fuso horário refletido no relógio.

O que acontece se utilizar um plug-in para um produto? Como é refletida a cobrança de plug-ins nos tokens Flex?

O acesso a alguns plug-ins de produtos incorre numa cobrança diária de tokens (ao contrário de outros plug-ins). Para aqueles que incorrem realmente numa cobrança diária, se o plug-in tiver sido configurado para ser iniciado quando o produto anfitrião é iniciado, a taxa diária de tokens irá refletir a cobrança de ambos. Para evitar cobranças acidentais relacionadas com plug-ins, não configure o plug-in de modo a ser carregado quando o produto anfitrião é iniciado. Consulte a Folha de taxas Flex.

A opção Flex requer que me ligue à Internet?

Sim. Tem de ligar-se à Internet uma vez a cada 24 horas. É necessária uma ligação à Internet quando inicia sessão num produto pela primeira vez. Depois disso, pode trabalhar offline durante um período máximo de 24 horas. Quando estiver perto de atingir as 24 horas, recebe uma mensagem no produto com a notificação de que precisa de voltar a iniciar sessão online.

Sei que posso atribuir um número ilimitado de utilizadores ao Flex. Isto significa que posso instalar produtos que incluem a opção Flex num número ilimitado de dispositivos e/ou que posso executar um número ilimitado de sessões em simultâneo?

Não. O Flex obedece aos mesmos Termos de utilização que as subscrições de utilizador único. Cada utilizador atribuído a um produto que inclui a opção Flex pode instalar esse produto num máximo de três dispositivos e executá-lo a partir de um dispositivo de cada vez.

Se um utilizador com a opção Flex aceder a um programa num dispositivo e, mais tarde, iniciar sessão no mesmo programa, no mesmo dia, a partir de um dispositivo diferente, esse utilizador será cobrado duas vezes?

Não. A opção Flex cobra a taxa diária de tokens apenas uma vez por utilizador designado, por produto, a cada 24 horas, independentemente do dispositivo que o utilizador esteja a utilizar para aceder ao produto.

Se um utilizador com a opção Flex aceder a duas versões do mesmo produto no mesmo dia, esse utilizador será cobrado duas vezes?

Não. A opção Flex cobra a taxa diária de tokens apenas uma vez por utilizador designado, por produto, a cada 24 horas, independentemente da versão do produto.

Como administrador, posso definir limites de tokens por utilizador?

Não. Pode limitar os produtos aos quais cada utilizador tem acesso. No entanto, não pode definir um limite de tokens para um utilizador ou um grupo de utilizadores específico.

A opção Flex é suportada para acesso aos produtos no Linux?

Para os produtos que incluem a opção Flex e são executados no Linux (como o Flame, o Maya, o MotionBuilder e o Mudbox), o Flex só suporta as versões 2020 e mais recentes.


Need help?

Tell us about your issue and find the best support option.