GESTÃO DE CONTAS PARA ADMINISTRADORES

Transitar para uma subscrição de utilizador designado


Os administradores podem seguir estes passos para transitar de uma subscrição multiutilizador para uma subscrição de utilizador único.

Passos para transitar para a subscrição de utilizador designado.

 

As informações que se seguem explicam como transitar de uma subscrição multiutilizador para uma subscrição de utilizador único (utilizador designado).

  1. Adicione utilizadores. Consulte Adicionar utilizadores na Autodesk Account.

  2. Atribua utilizadores à sua subscrição. Consulte Atribuir utilizadores a produtos.

  3. Atualize o seu tipo de licença para uma subscrição de utilizador designado. Consulte Atualizar a licença de rede para uma licença de utilizador designado.

  4. Informe os utilizadores acerca do novo processo de início de sessão. Consulte Executar o software.

Embora não seja obrigatório que a nova subscrição de utilizador designado comece a ser utilizada, deve desativar os servidores de licença para garantir que os utilizadores não podem continuar a aceder às licenças de rede. Consulte Desinstalar o Network License Manager no Windows.

O vídeo a seguir contém mais informações sobre como transitar para a subscrição de utilizador designado e os requisitos de elegibilidade.

Vídeo: Quatro passos para transitar para a subscrição de utilizador designado

Dar instruções aos utilizadores para atualizarem os seus próprios computadores

Os utilizadores podem mudar o tipo de licença para utilizador único (utilizador designado) para produtos instalados nos respetivos dispositivos. Partilhe estes passos com os seus utilizadores para alterar o tipo de licença de produtos já instalados.

 

Versão de 2020 e versões posteriores

 

As informações que se seguem explicam como redefinir o seu tipo de licença com o Gestor de licenças. Se a licença da versão experimental tiver expirado, clique em Já tem uma licença na parte inferior da janela Versão experimental expirada.

  1. Inicie o software. 

  2. Na barra de título, clique na sua conta > Gerir licença. 

    Nota: se não encontrar a sua conta na barra de título, clique em Ajuda > Acerca de > Gerir licença.

  3. Na janela Gestor de licenças, selecione Gerir tipo de licença. É apresentado o ecrã Vamos começar.
  4. Selecione a opção referente a utilizador único.

Se a janela Vamos começar não for apresentada ou o software não abrir, consulte Guia da ferramenta Autodesk Licensing Installer Helper.

 

Versões de 2017, 2018 e 2019

  1. Na barra de título, clique na sua conta > Gerir licença. 

  2. Selecione Gerir licenças.

  3. Na janela Gestor de licenças, selecione Alterar tipo de licença. É apresentado o ecrã Vamos começar. 

    • Se a janela Vamos começar for apresentada, selecione a opção referente a utilizador único.

 

Se a janela Vamos começar não for apresentada ou o software não abrir, consulte Como alterar ou redefinir uma licença de software Autodesk para as versões Autodesk de 2019, 2018 e 2017.


Utilizar a ferramenta Autodesk Licensing Support Tool para atualizar todos os computadores

Os administradores atualizam todos os dispositivos de todos os utilizadores com a ferramenta automatizada que altera o tipo de licença para produtos de 2017 e mais recentes. Para executar a ferramenta, os utilizadores devem conseguir ligar-se à rede da organização. Existem três maneiras de atualizar a licença:

  • Listar produtos licenciados: apresenta uma lista de produtos licenciados instalados num computador, incluindo a chave de produto e a versão. Por exemplo, a chave de produto e versão do AutoCAD 2020 é 001L1_2020.0.0.F.

  • Redefinição da licença global: altera o tipo de licença de todos os produtos instalados num sistema para uma subscrição de utilizador designado.

  • Redefinição por produto: altera o tipo de licença de um produto com base na chave de produto para uma subscrição de utilizador designado. 

Esta ferramenta pode ser utilizada no Windows, Mac e Linux, e pode ser executada manualmente em cada computador ou implementada através de uma ferramenta de implementação de software, como o Microsoft System Center.

 

Versões de 2017 e posteriores (2020 e posteriores para o Maya, o MotionBuilder e o Mudbox)

 

Os utilizadores podem continuar a utilizar os produtos enquanto a ferramenta estiver em execução, mas terão de os reiniciar e iniciar sessão quando a atualização estiver concluída.

O serviço Autodesk Desktop Licensing tem de estar instalado e em execução para utilizar a ferramenta Autodesk Licensing Support Tool. A utilização desta ferramenta é regida pelos Termos de utilização da Autodesk (inglês).

  1. Transfira e extraia a ferramenta de suporte autónomo do licenciamento da Autodesk (AdskLicensingSupportTool.exe) aqui: Licensing Support Tool.
  2. Abra uma linha de comandos ou uma janela de terminal e faça o seguinte, consoante o seu sistema operativo.

    Windows

    • Prima Windows+R para abrir a janela Executar.
    • Escreva cmd e prima Ctrl+Shift+Enter para abrir a linha de comandos como administrador.
    • Navegue até ao diretório da ferramenta de suporte, por exemplo, cd c:\Autodesk\Scripts

    macOS

    • Prima Comando+Barra de espaço para abrir a barra de pesquisa.
    • Escreva Terminal. Quando a aplicação Terminal for apresentada, prima Enter.
    • Introduza cd ~/Downloads/AdskLicensingSupportTool

    Linux

    • Abra uma janela de terminal e navegue até ao diretório da ferramenta de suporte, por exemplo, cd ~/Downloads/AdskLicensingSupportTool

  3. Execute a ferramenta e verifique a versão

    Windows

    • AdskLicensingSupportTool.exe -v

    macOS

    • sudo ./AdskLicensingSupportTool.app/Contents/MacOS/AdskLicensingSupportTool -v

    Linux

    • sudo ./AdskLicensingSupportTool -v

  4. Redefina o método de licenciamento. Todos os exemplos indicados abaixo destinam-se ao Windows, no entanto, os parâmetros são os mesmos para todas as plataformas.
    • Para listar os produtos Autodesk instalados que se encontram registados no Autodesk Desktop Licensing, introduza AdskLicensingSupportTool.exe -i
    • Para alterar o método de licenciamento de um produto para utilizador designado, introduza AdskLicensingSupportTool.exe -r chave_produto:USER O elemento chave_produto pode ser uma chave de produto única, uma lista de chaves de produto separada por vírgulas ou a palavra-chave ALL. No que se refere a chaves de produto, consulte Pesquisar chaves de produto. Tem de estar especificada pelo menos uma chave de produto ou a palavra-chave ALL. Nota: se o método de licença (USER) não estiver especificado, será utilizado o parâmetro NONE. Para produtos mais antigos, NONE abre a janela "Vamos começar" quando inicia o produto.
    • Para definir todos os produtos de modo a utilizarem o método de licenciamento USER, introduza AdskLicensingSupportTool -r ALL:USER
    • Para definir a chave de produto 829N1 (Revit 2022) de modo a utilizar o método de licenciamento USER, introduza AdskLicensingSupportTool -r 829N1:USER
    • Para definir as chaves de produto 128L1, 426I1 e 829L1 de modo a utilizarem o método de licenciamento USER, introduza AdskLicensingSupportTool -r 128L1,426I1,829L1:USER
    • Para definir todos os produtos de modo a utilizarem o método de licenciamento USER, introduza AdskLicensingSupportTool -r ALL:USER
    • Para limpar o método de licenciamento para todos os produtos, introduza AdskLicensingSupportTool -r ALL
    • Para limpar o método de licenciamento (definido como None) para a chave de produto 128L1, introduza AdskLicensingSupportTool -r 128L1
    • Para limpar o método de licenciamento (definido como Nenhum) para as chaves de produto 128L1, 426I1 e 829L1, introduza AdskLicensingSupportTool -r 128L1,426I1,829L1
  5. (opcional) Para garantir que os utilizadores podem iniciar sessão, verifique se é possível aceder aos serviços de licenciamento necessários.

Quando redefine o método de licenciamento para um ou vários produtos, a ferramenta procura a chave de produto. Se não for encontrada, é-lhe apresentada uma mensagem Chave de produto inválida ou não registada, mas outros produtos especificados são alterados com êxito. A ferramenta não redefine produtos beta da Autodesk.


Need help?

Tell us about your issue and find the best support option.