Instalação para administradores

Configurar um ficheiro de opções


O acesso às licenças pode ser controlado com um ficheiro de opções configurado com as definições que pretende utilizar. A utilização do ficheiro de opções é opcional e não é obrigatória para o funcionamento normal das licenças. Para obter informações completas sobre ficheiros de opções, consulte Gerir o ficheiro de opções no Guia de administração de licenças do FLEXnet Publisher, um guia em formato de PDF instalado com o NLM. Para ver esse guia em formato PDF, consulte a pasta Network License Manager no seu servidor de licenças.

 

As secções que se seguem descrevem como criar um ficheiro de opções e executar várias funções com o mesmo. Na secção final, encontra o exemplo de um ficheiro de opções.


Criar um ficheiro de opções

Pode criar ficheiros de opções para um ou mais servidores e gerir licenças de rede através desses ficheiros. Se não precisa das capacidades do ficheiro de opções, não precisa de criar ficheiros de opções para todos os servidores.

 

Se o seu ficheiro de opções definir controlos com base nas funcionalidades dos produtos, os controlos aplicam-se aos produtos quer tenha um plano de manutenção ou uma subscrição multiutilizador. No entanto, se definir os controlos ao nível do pacote de produtos, pode separar os postos do plano de manutenção das subscrições multiutilizador.

 

Para ativar um ficheiro de opções, guarde-o e, em seguida, releia o ficheiro de licença.

  1. Abra um editor de texto, como o Bloco de Notas (Windows) ou o Editor de Texto (macOS). Introduza os comandos e os parâmetros, conforme especificado para o registo de relatório ou outras operações.
  2. Atribua o nome  adskflex.opt ao ficheiro e guarde-o onde guardou o ficheiro de licença de rede.
    Nota: certifique-se de que guarda o ficheiro com a extensão .opt. O NLM não reconhece a extensão .txt.
  3. Releia o ficheiro de licença no servidor.
    • Num servidor Windows, utilize o utilitário LMTOOLS instalado com o NLM e selecione Reler o ficheiro de licença.
    • Num servidor macOS ou Linux, abra uma janela do Terminal, navegue até à pasta Autodesk Network License Manager (flexnetserver) e introduza a seguinte cadeia:
      ./lmutil lmreread -c @hostname-all
      
  4. Verifique o ficheiro de registo para ter a certeza de que o ficheiro de opções foi lido. Se tal não aconteceu, pare e reinicie o servidor de licenças.

Definir um tempo limite da licença

Defina um limite de tempo durante o qual uma licença está atribuída a um computador inativo antes de o servidor a recolher. Se o computador retomar a atividade, o servidor emite uma licença nova. Caso não haja uma licença disponível, o utilizador recebe um alerta.

 

Abra o ficheiro de opções num editor de texto e introduza um dos seguintes comandos numa linha separada.

TIMEOUT feature_code n

Neste caso, feature_code é o nome do produto e n é o número de segundos de inatividade antes de o servidor recolher uma licença. 

TIMEOUT 66800REVIT_F 7200

Este exemplo indica que o tempo limite da licença para o Revit é de 7200 segundos, ou duas horas.

TIMEOUTALL n

Aqui, o tempo limite refere-se a todos os produtos, sendo que n é o número de segundos antes de o servidor recolher um produto da Autodesk inativo.

Configurar o empréstimo de licenças

Existem diversas opções para controlar o empréstimo de licenças:

  • Manter um conjunto de licenças disponíveis
  • Definir o período de empréstimo
  • Excluir o empréstimo de licenças
  • Incluir o empréstimo de licenças

Manter um conjunto de licenças disponíveis

BORROW_LOWWATER especifica o número de que não podem ser emprestadas. Esta opção garante que o número especificado de licenças está sempre presente no conjunto de licenças. Desta forma, o conjunto não fica completamente esgotado pelos empréstimos feitos.

BORROW_LOWWATER [productfeature] [count]

O exemplo que se segue impede o empréstimo de licenças para cinco licenças de subscrição do AutoCAD com acesso multiutilizador:

BORROW_LOWWATER 64300ACD_T_F 5

Definir o período de empréstimo

Pode especificar o intervalo máximo de tempo, em horas, durante o qual uma licença específica pode ser emprestada. Este valor não pode exceder o período máximo de empréstimo especificado pela Autodesk no ficheiro de licença do produto.

MAX_BORROW_HOURS [productfeature] [hours]

O exemplo que se segue limita o empréstimo de licenças de uma licença de subscrição do AutoCAD com acesso multiutilizador a três dias:

MAX_BORROW_HOURS 64300ACD_T_F 72

Nota: se esta definição não estiver presente num ficheiro de opções, o período máximo de empréstimo das licenças é de seis meses ou até à expiração da subscrição com acesso multiutilizador, aquele que ocorrer primeiro. Recomendamos vivamente que defina um período de empréstimo mais curto.

Excluir o empréstimo de licenças

Impeça a capacidade de pedir o empréstimo de licenças específicas. Todos os utilizadores, anfitriões ou endereços IP que não estejam excluídos de forma explícita podem continuar a pedir licenças emprestadas.

EXCLUDE_BORROW [productfeature] [type] [name]

Os exemplos que se seguem impedem o empréstimo de uma licença de subscrição do AutoCAD com acesso multiutilizador para um utilizador, computador, grupo e assim por diante:

EXCLUDE_BORROW 64300ACD_T_F USER smithj 
EXCLUDE_BORROW 64300ACD_T_F HOST computer1 
EXCLUDE_BORROW 64300ACD_T_F GROUP EngineeringGroup 
EXCLUDE_BORROW 64300ACD_T_F HOST_GROUP DraftingDept 
EXCLUDE_BORROW 64300ACD_T_F INTERNET 192.168.0.100 
EXCLUDE_BORROW 64300ACD_T_F INTERNET 192.168.0.* 
EXCLUDE_BORROW 64300ACD_T_F PROJECT CivilProject

Nota: tal como acontece com EXCLUDE e INCLUDE, EXCLUDE_BORROW tem precedência sobre instruções INCLUDE_BORROW em conflito.

Incluir o empréstimo de licenças

Permita a capacidade de pedir o empréstimo de licenças específicas. Todos os utilizadores, anfitriões ou endereços IP que não estejam incluídos de forma explícita são impedidos de pedir o empréstimo de licenças especificas. Se quiser impedir o empréstimo de licenças a apenas alguns utilizadores, considere utilizar EXCLUDE_BORROW.

INCLUDE_BORROW [productfeature] [type] [name]

Os exemplos que se seguem permitem o empréstimo de uma licença de subscrição do AutoCAD com acesso multiutilizador para um utilizador, computador, grupo e assim por diante:

INCLUDE_BORROW 64300ACD_T_F USER smithj 
INCLUDE_BORROW 64300ACD_T_F HOST computer1 
INCLUDE_BORROW 64300ACD_T_F GROUP EngineeringGroup 
INCLUDE_BORROW 64300ACD_T_F HOST_GROUP DraftingDept 
INCLUDE_BORROW 64300ACD_T_F INTERNET 192.168.0.100 
INCLUDE_BORROW 64300ACD_T_F INTERNET 192.168.0.* 
INCLUDE_BORROW 64300ACD_T_F PROJECT CivilProject

Nota: dado que uma instrução EXCLUDE_BORROW tem sempre precedência sobre uma instrução INCLUDE_BORROW em conflito, a melhor prática consiste em utilizar apenas uma destas instruções num ficheiro de opções.

Utilizar um pacote e códigos de funcionalidades

Os exemplos que se seguem mostram as definições dos parâmetros do ficheiro de opções para um produto específico utilizando o código do pacote desse produto. Por exemplo, a instrução que se segue utiliza o código do pacote de uma subscrição com uma licença de acesso multiutilizador para AutoCAD 2016 (64300ACD_T_F) para reservar uma licença do AutoCAD 2016-2013 para um utilizador específico:

RESERVE 1 64300ACD_T_F USER smithj

Ao utilizar o código do pacote, pode aplicar esse parâmetro do ficheiro de opções a todas as versões elegíveis do produto de acordo com os direitos de utilização de versões anteriores do subscritor.

 

Por vezes, pode utilizar códigos de pacote no ficheiro de opções e o ficheiro de licença pode conter licenças perpétuas ou de plano de manutenção e licenças de subscrição com acesso multiutilizador para o mesmo produto. Neste caso, é necessário incluir outros parâmetros para acomodar as licenças de subscrição com acesso multiutilizador. As instruções que se seguem reservam uma licença do AutoCAD 2016-2013 para um utilizador específico, quer se trate de uma licença perpétua com um plano de manutenção ou uma licença de subscrição com acesso multiutilizador.

RESERVE 1 64300ACD_F USER smithj 
RESERVE 1 64300ACD_T_F USER smithj

Depois de adicionar parâmetros para licenças de subscrição com acesso multiutilizador, não é necessário modificar o ficheiro de opções quando a subscrição é renovada ou quando é lançada uma versão.

 

Só utilize um código de funcionalidade de produto (por exemplo, 86445ACD_2016_0F) se estiver a definir um parâmetro de ficheiro de opções para uma licença perpétua sem um plano de manutenção. Para as licenças perpétuas com um plano de manutenção e as licenças de subscrição com acesso multiutilizador, utilize sempre o código do pacote. A instrução que se segue utiliza um código de funcionalidade para reservar cinco postos de uma licença perpétua do AutoCAD 2016 (sem um plano de manutenção) para um grupo específico:

RESERVE 5 86445ACD_2016_0F GROUP EngineeringGroup 

Introduzir comentários no ficheiro de opções

O gestor de licenças ignora toda a sintaxe que apareça a seguir a um símbolo de cardinal.

#Isto é um comentário

Definir grupos

Ao especificar quem pode e não pode aceder às licenças, é conveniente definir grupos de utilizadores ou computadores. Os grupos são úteis quando reserva ou restringe a utilização de licenças.

 

Pode definir os grupos utilizando o nome de início de sessão do Windows ou o nome do computador. Por predefinição, os nomes de computador e de utilizador são sensíveis a maiúsculas e minúsculas, exceto se adicionar a instrução GROUPCASEINSENSITIVE ON ao ficheiro de opções.

GROUP [groupname] [user1] [user2] [user3]
HOST_GROUP [groupname] [computername1] [computername2] [computername3]

O exemplo que se segue define um grupo chamado EngineeringGroup para três utilizadores:

GROUP EngineeringGroup smithj jonesb whitef

O exemplo que se segue define um grupo chamado DraftingDept com três computadores:

HOST_GROUP DraftingDept computer1 computer2 computer3

Para criar um grupo com muitos utilizadores, defina várias linhas GROUP com o mesmo nome de grupo, com um máximo de 4000 carateres cada. Se definir várias linhas GROUP com o mesmo nome de grupo, pode adicionar todos os utilizadores especificados a um único grupo.

Desativar a sensibilidade a maiúsculas e minúsculas para nomes de utilizador e de computador

Pode ativar/desativar a sensibilidade a maiúsculas e minúsculas para nomes de utilizador e de computador quando utiliza os comandos GROUP ou HOST_GROUP. Por predefinição, os nomes de utilizador e de computador são sensíveis a maiúsculas e minúsculas.

 

A instrução GROUPCASEINSENSITIVE desativa (ON) e ativa (OFF) a sensibilidade a maiúsculas e minúsculas para nomes de utilizador e de computador:

GROUPCASEINSENSITIVE ON
GROUPCASEINSENSITIVE OFF

Reservar licenças

Reserve um número específico de licenças para garantir que existem licenças de produto suficientes quando for necessário. (As licenças reservadas não estão disponíveis para outros utilizadores.) Por exemplo, pode reservar licenças para pessoas que estejam a trabalhar num projeto urgente.

RESERVE [count] [productfeature] [type] [name]

Os exemplos que se seguem reservam um ou cinco postos para uma licença de subscrição do AutoCAD com acesso multiutilizador para um utilizador, computador, grupo e assim por diante:

RESERVE 1 64300ACD_T_F USER smithj 
RESERVE 1 64300ACD_T_F HOST computer1 
RESERVE 5 64300ACD_T_F GROUP EngineeringGroup 
RESERVE 5 64300ACD_T_F HOST_GROUP DraftingDept 
RESERVE 1 64300ACD_T_F INTERNET 192.168.0.100 
RESERVE 5 64300ACD_T_F INTERNET 192.168.0.* 
RESERVE 5 64300ACD_T_F PROJECT CivilProject 

Restringir a utilização máxima de licenças

Limite a utilização de licenças para maximizar o número de licenças disponíveis ao restringir o acesso a um número fixo de licenças para produtos especificados.

MAX [count] [productfeature] [type] [name]

Os exemplos que se seguem definem um limite de um ou cinco postos para uma licença de subscrição do AutoCAD com acesso multiutilizador para um utilizador, computador, grupo e assim por diante.

MAX 1 64300ACD_T_F USER smithj 
MAX 1 64300ACD_T_F HOST computer1 
MAX 5 64300ACD_T_F GROUP EngineeringGroup 
MAX 5 64300ACD_T_F HOST_GROUP DraftingDept 
MAX 1 64300ACD_T_F INTERNET 192.168.0.100 
MAX 5 64300ACD_T_F INTERNET 192.168.0.* 
MAX 5 64300ACD_T_F PROJECT CivilProject 

Excluir a utilização de licenças

Impeça o acesso a licenças específicas. Todos os utilizadores, anfitriões ou endereços IP que não estejam excluídos de forma explícita têm acesso a estas licenças.

EXCLUDE [productfeature] [type] [name]

Os exemplos que se seguem impedem o acesso a uma licença de subscrição do AutoCAD com acesso multiutilizador para um utilizador, computador, grupo e assim por diante:

EXCLUDE 64300ACD_T_F USER smithj 
EXCLUDE 64300ACD_T_F HOST computer1 
EXCLUDE 64300ACD_T_F GROUP EngineeringGroup 
EXCLUDE 64300ACD_T_F HOST_GROUP DraftingDept 
EXCLUDE 64300ACD_T_F INTERNET 192.168.0.100 
EXCLUDE 64300ACD_T_F INTERNET 192.168.0.* 
EXCLUDE 64300ACD_T_F PROJECT CivilProject

Nota: as instruções EXCLUDE sobrepõem-se às instruções INCLUDE em conflito. Em caso de conflito, a instrução EXCLUDE tem sempre precedência.

Incluir a utilização de licenças

Conceda acesso a licenças específicas. Esta definição bloqueia todos os utilizadores, anfitriões ou endereços IP que não estejam explicitamente incluídos. Se pretender bloquear apenas alguns utilizadores, considere utilizar a instrução EXCLUDE.

INCLUDE [productfeature] [type] [name]

Os exemplos que se seguem concedem acesso a uma licença de subscrição do AutoCAD com acesso multiutilizador para o utilizador, computador, grupo, etc. especificados:

INCLUDE 64300ACD_T_F USER smithj 
INCLUDE 64300ACD_T_F HOST computer1 
INCLUDE 64300ACD_T_F GROUP EngineeringGroup 
INCLUDE 64300ACD_T_F HOST_GROUP DraftingDept 
INCLUDE 64300ACD_T_F INTERNET 192.168.0.100 
INCLUDE 64300ACD_T_F INTERNET 192.168.0.* 
INCLUDE 64300ACD_T_F PROJECT Civil Project

Nota: dado que uma instrução EXCLUDE tem sempre precedência sobre uma instrução INCLUDE em conflito, a melhor prática consiste em utilizar apenas uma destas instruções num ficheiro de opções.

Criar um registo de relatório

O ficheiro de registo de relatório é um ficheiro encriptado comprimido que gera relatórios de utilização sobre a atividade das licenças.

REPORTLOG [+]report_log_path

Exemplo do Windows: a pasta C:\My Documents tem um registo de relatório chamado report.rl.

REPORTLOG +"C:\My Documents\report.rl"

Exemplo do macOS ou Linux: a pasta  /Users//NLM tem um registo de relatório chamado report.rl.

REPORTLOG +"/Users//NLM/report.rl"

Nota: os caminhos que contêm espaços têm de estar entre aspas. O caminho já deve existir. O gestor de licenças não pode criar esta localização para si.

 

Na sintaxe REPORTLOG, a opção [+] significa que as novas entradas no ficheiro de registo são anexadas às entradas anteriores, em vez de as substituírem sempre que o Network License Manager é reiniciado. Uma melhor prática consiste em utilizar a opção [+] para reter um histórico de entradas de registo.

Definir a associação de produtos

Pode definir computadores específicos como parte de um projeto ao configurar uma variável de ambiente nesses computadores cliente. Em seguida, utilize esta designação de projeto para controlar o acesso às licenças através do ficheiro de opções. A variável de ambiente de projeto é opcional. Não tem de especificá-la quando define grupos diretamente no ficheiro de opções.

 

Para designar um computador como membro de um projeto:

  1. No menu Iniciar (Windows), clique em Definições > Painel de controlo.
  2. Em Painel de controlo, faça duplo clique em Sistema.
  3. Na caixa de diálogo Propriedade de sistema, clique no separador Avançadas.
  4. No separador Avançadas, clique em Variáveis de ambiente.
  5. Em Variáveis de sistema, clique em Novo.
  6. Na caixa de diálogo Nova variável de sistema, introduza LM_PROJECT para o Nome da variável e o nome do projeto para o Valor da variável.
  7. Clique em OK para fechar cada caixa de diálogo.

O seu projeto está definido. Não é necessário reiniciar o computador para estas definições entrarem em vigor.

Exemplo de ficheiro de opções

# Empresa A – Ficheiro de opções 
# 
# Última atualização: 5 de janeiro de 2021 por John Smith 

# Define o tempo limite de inatividade de todos os produtos para 90 minutos: 
TIMEOUTALL 5400  

# Define o período máximo de empréstimo de 10 dias para uma subscrição com acesso multiutilizador do AutoCAD: 
MAX_BORROW_HOURS 64300ACD_T_F 240 

# Define um relatório de registo: 
REPORTLOG +”C:\adsk_flexnet\logs\adskflex_report.log”` 

# Desativa a sensibilidade a maiúsculas e minúsculas ao definir groups/host_groups: 
GROUPCASEINSENSITIVE ON 

# Define um grupo Civil Eng e controla a utilização de licenças:  
GROUP CivilTeam smithj jonesb whitef 
MAX 3 64300ACD_T_F GROUP CivilTeam 
RESERVE 3 64900CIV3D_T_F GROUP CivilTeam 
INCLUDE_BORROW 64900CIV3D_T_F HOST_GROUP CivilTeam 

# Define um grupo Mech Eng pelo nome do computador e controla a utilização de licenças: 
HOST_GROUP MechTeam JoesPC FredsPC WillsPC JohnsPC BobsPC 
MAX 5 64300ACD_T_F HOST_GROUP MechTeam 
RESERVE 5 85578INVNTOR_T_F HOST_GROUP MechTeam 
RESERVE 2 65500ACAD_E_T_F HOST_GROUP MechTeam 
INCLUDE_BORROW 85578INVNTOR_T_F HOST_GROUP MechTeam 
INCLUDE_BORROW 65500ACAD_E_T_F HOST_GROUP MechTeam

# Controla a utilização de licenças para projetistas gerais na subrede 192.168.0.* 
RESERVE 30 64300ACD_T_F INTERNET 192.168.0.* 
EXCLUDE 64900CIV3D_T_F INTERNET 192.168.0.*
EXCLUDE 85578INVNTOR_T_F INTERNET 192.168.0.*
EXCLUDE 65500ACAD_E_T_F INTERNET 192.168.0.*  
EXCLUDE_BORROW 64300ACD_T_F INTERNET 192.168.0.*

Precisa de ajuda? Pergunte ao Assistente Autodesk!

O Assistente pode ajudar a encontrar as respostas ou a contactar um agente.


Que nível de suporte tem?

Diferentes planos de subscrição fornecem categorias distintas de suporte. Descubra o nível de suporte do seu plano.

Ver níveis de suporte